• prozooej

5 PLANTAS TÓXICAS PARA EQUINOS

Podemos encontrar diversos tipos de plantas tóxicas ao dar uma volta por uma pastagem, porém a maioria delas representa pouca ameaça para os cavalos, visto que se eles tem acesso a uma forragem de qualidade dificilmente irão se atrair pelas folhas amargas em seu pasto. Além de que, levando em conta o seu tamanho seria necessário uma grande ingestão destas toxinas para que surtisse algum efeito.


Entretanto, algumas plantas são preocupantes mesmo que por uma pequena ingestão, e é importante elimina-las do piquete dos cavalos.


 

SAMAMBAIA


As samambaias são altamente toxicas para os equinos, estudos afirmam que a ingestão da planta causa sintomas de convulsões e até mesmo a morte por lesões cerebrais.






FLOR DAS ALMAS


A flor das almas, também conhecida como maria-mole, possui substâncias que causam danos irreversíveis ao fígado dos animais. A ingestão pode causar emagrecimento, anorexia, icterícia e distúrbios neurológicos.






MIO-MIO


O mio-mio é extremamente perigoso para os cavalos, ainda mais quando possui flores, a intoxicação causa febre, taquicardia e cólicas, se ingerido pode levar à morte em até 48 horas após o inicio dos sintomas.






LANTANA


A lantana também é uma planta a ser eliminada do pasto, embora todas as partes sejam venenosas, as bagas são ainda mais tóxicas e podem ser fatais se ingeridas, os sintomas de intoxicação incluem respiração difícil e fraqueza.






TEIXO


O teixo tem as folhas e ramos altamente venenosos, causam um envenenamento letal e rápido, os sintomas iniciais após a ingestão são tonturas, taquicardia, convulsões paralisia, podendo gerar uma parada cardíaca e a morte.






 

Estas são algumas das plantas que são altamente tóxicas para os cavalos, é importante estar atento ao pasto e as plantas presentes nele, afim de evitar complicações por intoxicações.



8 visualizações0 comentário