top of page

A IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DAS ABELHAS PARA O MEIO AMBIENTE

Você sabe qual é a importância das abelhas ?

 

Esses animais são insetos voadores que pertencem à ordem Hymenoptera, e se dividem em cerca de 20 mil espécies no mundo, a mais conhecida é a Apis mellifera, a africanizada.

 


Pequenos insetos que proporcionam a vida, diversidade, equilíbrio e cooperação!





 

As abelhas e a sua importância!


As abelhas são responsáveis pela polinização de pelo menos de 80 % das culturas mundiais, isso significa que sem abelha não teria frutos silvestres, tomates, abacates, maças, amêndoas, etc.














Os animais também se beneficiam do trabalho das abelhas, pois são responsáveis pela grande parte da polinização mundial de alfafa produzida para alimentar gado.

 

O mel e suas propriedades!


O mel, produzido pelas abelhas é um alimento natural, saboroso, nutritivo e com propriedades medicinais já comprovadas. O Brasil produziu em 2018, 41,6 mil toneladas de mel, sendo grande parte exportada. A China lidera a produção com 543 mil toneladas/ano segundo a FAO. Sendo assim um alimento ainda pouco consumido no Brasil. Entretanto com a chegada da pandemia, percebe-se que a cada dia o mel é recomendado cada vez mais por conta das suas propriedades.


 

Abelhas sem ferrão


Além da visita nas flores, trazem os benefícios da polinização, e a produção de mel, pólen, própolis e geoprópolis que são bem valorizados. Porém, além da questão econômica, possuem uma função importante na reconstituição de florestas tropicais e conservação dos remanescentes, sendo essencial na polinização da flora nativa, por ser uma abelha nativa.


 
Matéria produzida por, Vanessa Aparecida Chek.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page