Voltada à verificação da composição, química, física e biológica dos alimentos que serão utilizados na nutrição animal e quais são suas ações no organismo dos animais, através dessa análise é possível interpretar quais serão os resultados na produção do rebanho.
Mas o que é uma análise bromatológica?
"Ciência que estuda os alimentos, com a função de analisar sua composição química, seu valor nutricional, valor energético, suas propriedades físicas e seus efeitos no organismo."
Como funciona?
Essa análise é realizada em laboratórios que trabalham com diferentes métodos, desde dos mais convencionais de bancada, até os mais tecnológicos por meio de leitura de infra-vermelho proximal (NIRS).
Os principais parâmetros avaliados são:
Matéria Seca (MS), que representa a fração do alimento onde se encontra todos os nutrientes, sendo correspondido pela massa total descontada a umidade. A MS é representada em percentual, onde é possível dar início ao cálculo da dieta, em que o consumo do alimento pelos animais é expresso em kg de MS/animal/dia.
Proteína Bruta (PB), termo que se refere à totalidade de nitrogênio contido em algum alimento, ou seja, engloba tanto o nitrogênio da proteína verdadeira, quanto o nitrogênio não proteico;
Fibra em Detergente Neutro (FDN), corresponde a fração fibrosa da planta insolúvel em solução a base de detergente neutro quando submetido a análises laboratoriais;
Digestibilidade da FDN (DFDN);
Fibra Bruta (FB);
Amido (AM);
Entre outros.
Através destes parâmetros é possível verificar detalhadamente a composição nutricional dos alimentos, investigando os níveis desses elementos presentes na ração que é oferecida ao rebanho.
Por que investir?
É por meio dessa análise que podemos testar a qualidade dos alimentos que são ofertados aos animais da propriedade. Sendo essa uma ferramenta indispensável para um planejamento nutricional eficaz e de alta qualidade, dando retornos positivos e lucrativos para a produção como um todo.
Uso de tecnologias
Como mencionado anteriormente, são utilizados diversos métodos laboratoriais, onde se tem mais segurança, acurácia e precisão.
Precisão na Formulação de Ração
Na nutrição animal é imprescindível uma formulação de ração mais precisa, onde é possível apresentar ao produtor as suas vantagens, como a melhoria na produção - através da maximização do desempenho dos animais e redução de desperdícios.
Detecção de Aditivos
Existem aditivos que são prejudiciais aos animais, sendo esses indesejáveis, mas também existem os aditivos benéficos ao organismo e a saúde dos mesmos. Dessa forma, podemos detectá-los para avaliar a qualidade da ração formulada.
Detecção de Contaminação
E toda produção animal, principalmente quando se trata de nutrição é essencial sempre pensar na biosseguridade, dessa forma, através da AB podemos detectar se há ou não a presença de agentes contaminantes ou de adulterantes utilizados na formulação e consequentemente alterando o produto final.
Dessa maneira, o produtor pode analisar se o rótulo condiz com o produto verdadeiro, dentro das especificações legais.
TOMADA DE DECISÕES
Por meio desses conhecimentos e técnicas, saber identificar os aspectos nutricionais é essencial na tomada de decisões para atender as demandas dos animais e da produção de acordo com a sua finalidade, a fim de oferecer e manter uma dieta balanceada de forma eficiente.
Comments