INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL, POR QUE UTILIZAR?

O registro da primeira inseminação artificial (IA) é datada em 1780, quando o fisiologista italiano Lazzaro Spallanzani inseminou com êxito uma cadela sem o contato direto com o macho. Com o passar dos anos e os avanços tecnológicos da genética permitiram que novas técnicas surgissem, como a transferência de embriões (TE), fertilização in vitro (FIV), inseminação à tempo fixo (IATF) e o sêmen sexado, dando maior autonomia aos pecuaristas. Mas por que utilizar a inseminação artificial?


Como dito anteriormente, a IA e as demais biotecnias de reprodução dão maior autonomia aos pecuaristas, já que é possível definir um cronograma e aproveitar o máximo potencial reprodutivo. Mas esta não é a única vantagem de trabalhar com inseminação artificial na propriedade, confira abaixo outros benefícios de utilizar o método.


MELHORAMENTO GENÉTICO

Com certeza o maior benefício da IA é poder melhorar o patrimônio genético em menor tempo e menor custo, já que é possível comprar o sêmen de reprodutores comprovadamente superiores. Além disso, há um maior aproveitamento de animais superiores pela possibilidade de gerar um maior número de filhos.


Prevenção de doenças

Dificulta a transmissão de doenças infecciosas (do macho para a fêmea e vice-versa), o que comumente acontece na monta natural. Aqui vale reforçar a importância do produtor em adquirir sêmen de qualidade e de uma empresa confiável.


padronização do rebanho

A padronização possibilita a melhoria da eficiência produtiva e reprodutiva de rebanhos. Quando o pecuarista utilizar o sêmen de poucos reprodutores em um grande número de fêmeas, ele alcança a homogeneidade dos lotes



cruzamento DE DIFERENTES RAÇAS

A combinação de duas ou mais raças de diferentes tipos biológicos, que tem por objetivo melhorar a eficiência na produção. O cruzamento permite de forma mais rápida a obtenção de características desejáveis, em relação à seleção nas raças puras. Com a IA, o pecuarista pode cruzar diferentes raças, sem a necessidade de ter os reprodutores puros em sua propriedade.


Uso de sêmen de reprodutores que já morreram

Hoje, com as técnicas de congelamento e estocagem de sêmen, o produtor pode utilizar o material genético de seus melhores touros, mesmo que estes já tenham morrido.







Podemos notar que os benefícios da inseminação artificial são imensos e que vale a pena investir na técnica. Inclusive, você sabia que a ProZoo possui membros capacitados para realizar inseminação artificial? Ficou interessado, entre em contato conosco.

 

Gostou do conteúdo? Nosso do Instagram está cheio de informações sobre IA, é só clicar no botão para conferir!



2 visualizações0 comentário