top of page

PASTAGEM X FORRAGEM: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

Muito se fala sobe a importância de um bom pasto e do uso de forragens de qualidade, mas você sabe a diferença entre pastagem e forragem?




Forragem

Forragens são comunidades de plantas herbáceas utilizadas na alimentação animal, frescas ou secas, sendo que sua colheita é efetuada antes da maturação completa da cultura produzida.

Uma das principais vantagens das forragens é uma maior produtividade quando comparada com as pastagens. Além disso, com a produção de forragens é possível obter uma maior produção (ton/ha) por estação de crescimento ou por ano. Nos sistemas de produção animal, onde estão incluídos ruminantes, as forragens são essenciais para assegurar uma produção de alimento em períodos onde a produção de pastagem é escassa ou até nula.


PASTAGEm

As pastagens caracterizam-se por comunidades de plantas, geralmente herbáceas, que são aproveitadas no próprio local em que crescem, pelos animais de pastoreio. As pastagens podem ser classificadas em permanentes, ou seja, quando ocupam o terreno durante períodos longos de tempo, sem perder seu potencial quantitativo, qualitativo e capacidade de persistência. Ou temporárias, que são normalmente incluídas em rotações com outras culturas agrícolas, tendo por isso uma duração mais curta e variável.


 

Gostou desse post? Acesse nossas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.





28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page