top of page

Piscicultura no Brasil: Quais os desafios e perspectivas para o setor?

Em 2020 a piscicultura brasileira cresceu 5,93%. Números demonstram um avanço positivo no setor, mesmo em meio à pandemia.


O Brasil possui um enorme potencial para produção de peixes de cultivo, principalmente da tilápia, que se adapta bem às condições ambientais do país e produz uma carne de ótima qualidade. A tilápia é o grupo de peixes que mais cresce em produção de cativeiro, sendo a segunda espécie mais cultivada no mundo e a primeira no Brasil. Apesar disso, o consumo desta proteína ainda está abaixo dos 12 kg/hab/ano recomendado pela OMS para o país.

 

desafios do setor

TRANSPORTE

A piscicultura brasileira ainda possui muitos elos fracos ao longo de sua cadeia produtiva que atrasam o desenvolvimento do setor. Um exemplo é a logística de transporte, que além de encarecer a operação por conta da distância entre a propriedade e o abatedouro, também é responsável por perdas, já que as condições das estradas e rodovias brasileiras são precárias e o produto altamente perecível.


MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA

Outro problema é que apesar da grande quantidade de profissionais atuando na área, falta mão de obra especializada. Mesmo que a produção seja automatizada em várias etapas, o homem ainda é essencial! Por se tratar de um cultivo em água, os desafios e cuidados devem ser redobrados, já que erros podem demorar a ser percebidos e gerar prejuízos enormes. Estar capacitado através de cursos e treinamentos garante tomada de decisões mais assertivas e podem ser chaves de sucesso para o desenvolvimento do setor.


O QUE ESPERAR DOS PRÓXIMOS ANOS?


As expectativas para os próximos anos são positivas e preveem a expansão do setor piscícola. Francisco Medeiros, presidente da PeixeBR, acredita que em 20 anos o Brasil será o maior produtor mundial de peixes de cultivo, com liderança da tilápia, e reforça que este é o momento ideal para atrair investimentos. Apesar de parecer pouco tempo, é possível sim que o Brasil atinja esse título, mas para isso é necessário que o país aumente sua produção, fortaleça seu mercado interno e tenha todos os elos da cadeia produtiva operando em sintonia.

 

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre piscicultura? Entre em contato com a ProZoo!


43 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page