top of page
  • prozooej

REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL COM O USO DA COMPOSTAGEM NAS EMPRESAS

Atualizado: 30 de jul. de 2021

Cerca de 50% dos resíduos sólidos urbanos são orgânicos e não possuem destino correto. O que implica em impactos ambientais relacionados com a sobrecarga nos aterros sanitários, atração de vetores, poluição do solo e corpos hídricos. Uma das maneiras de minimizar os danos ambientais e garantir que o lixo tenha um destino correto, pode envolver a simples instalação de uma composteira, doméstica ou industrial.



Compacta e facilmente ajustável ao ambiente da sua empresa/estabelecimento, a composteira pode ser a solução e o destino dos resíduos orgânicos gerados ao longo da rotina dos restaurantes, confeitarias, hotéis e pousadas. Transformando o lixo em adubo orgânico, riquíssimo em nutrientes, sem odor e livre de químicos. Esse composto resultante da compostagem pode ser usado em hortas e jardins no próprio estabelecimento, de maneira simples e eficaz corrige e nutre o solo, trazendo maior qualidade para as plantas e alimentos ali produzidos. Outro ponto positivo é o diferencial que uma compostagem pode oferecer, e a procura da população por ambientes/negócios sustentáveis, podendo trazer maior retorno financeiro.



 

VEJA QUAIS BENEFÍCIOS A COMPOSTEIRA PODE TRAZER PARA O MEIO AMBIENTE E PARA O SEU NEGÓCIO:

• Traz educação ambiental e consumo consciente;


• Reduz o uso de energia e combustíveis no transporte de lixo;


• Reduz cerca de 50% do lixo destinado para os aterros e lixões;


• Reduz a contaminação do solo, lençóis freáticos e da atmosfera;


• Reduz a emissão de gazes nocivos à atmosfera;


• Previne a proliferação de vetores de doenças, como ratos, baratas e moscas;


• Gera fonte de renda extra ou até mesmo fixa, uma vez que o adubo orgânico pode ser comercializado.


COMO INSTALAR A COMPOSTEIRA?



A instalação de uma composteira doméstica na sua empresa é simples e rápida, necessita de um espaço somente para essa atividade e ocorrência de luz solar, o manejo é simples e se feito corretamente, não produz odores e não atrai vetores. Existem dois tipos de composteiras: as baseadas em vermicompostagem (minhocas) e a compostagem seca (sem minhocas) e sua a aplicação varia de acordo com as suas necessidades. As variantes importantes para decidir que tipo de composteira você precisa são o manejo, área disponível, disponibilidade para manter o manejo, temperatura, umidade e o clima.


Gostou? A composteira é um dos serviços oferecidos pela ProZoo, venha descobrir que tipo de composteira melhor se adequa ao seu empreendimento, faça um orçamento sem compromisso!


Matéria produzida por Pamella Doria Rosnieschi e Maria Cristina S. Borges



 

GOSTOU DO CONTEÚDO? ENTÃO VEM CONFERIR NOSSO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO!



44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page