TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PECUÁRIA DE CORTE!

Atualizado: 27 de abr. de 2021

Produzir carne de qualidade e em grandes quantidades se tornou um dos principais desafios dos pecuaristas no mundo inteiro.

A bovinocultura de corte é uma atividade difundida e bem estabelecida em todo o mundo. É caracterizada pela criação de bovinos com o objetivo de produzir carne e seus derivados. Existem diversas características importantes que tornaram essa atividade única e responsável pela melhoria dos índices econômicos de diversos países.

Muitos avanços já foram alcançados graças ao aperfeiçoamento das técnicas de melhoramento genético, manejo e nutrição do gado de corte. Essas técnicas tornaram os animais muito mais eficientes em converter os nutrientes recebidos via dieta em carne, e vem ajudando cada vez mais a pecuária de corte a crescer em todo o mundo.

 

NUTRIÇÃO

Alimentação aliada com o manejo nutricional do gado de corte pode ser algo complexo, envolve diferentes variáveis que podem influenciar no sucesso do manejo.

Existem alguns princípios importantes para se adquirir sucesso no plano nutricional, como: definição do objetivo do sistema de acordo com a categoria do animal; planejamento nutricional da necessidade e disponibilidade de MS na alimentação; monitoramento e suplementação alimentar.

 

MELHORAMENTO GENÉTICO

O objetivo do melhoramento genético é avaliar e mensurar as características de interesse econômico nos animais para que se tenha uma previsibilidade dos valores genéticos dessas características.

Quando o produtor optar por mais rusticidade, desempenho, resistência a parasitas e doenças, eficiência alimentar e qualidade em seus produtos, aprimorar os atributos dos animais por meio do melhoramento seria uma ótima escolha e um método mais preciso.

 

MANEJO SANITÁRIO

A manutenção da higiene, sanidade e e bem-estar-animal são fundamentais no desenvolvimento da pecuária de corte.

O manejo sanitário envolve operações de vacinações e controles de zoonoses importantes para a obtenção de um rebanho sadio e lucrativo. O uso incorreto da vacinação traz, além de falhas na imunização dos animais, consequências para a qualidade do couro e da carne, resultando na depreciação do produto final e causando prejuízos econômicos para os produtores e frigoríficos.

 

PRINCIPAIS GADOS DE CORTE NO BRASIL

Matéria produzida por, Luana Stabach Wierzbicki.
94 visualizações0 comentário