top of page

Você sabe o que é o MEJ? E por que ele é tão importante?

A missão do MEJ é "formar por meio da vivência empresarial empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil".

o que é mej?

Certamente você já ouviu falar nessa sigla, mas afinal, o que ela significa?


O Movimento Empresa Júnior reúne Empresas Juniores (EJ's) de todo o mundo, em que é uma associação civil formada por alunos de cursos superiores, a fim de promover o crescimento e desenvolvimento profissional de jovens universitários através da realização de projetos voltados para as suas áreas de atuação, entregando para a sociedade serviços de qualidade.


História do mej


O Movimento Empresa Júnior surgiu na França em 1967 com o propósito de colocarem em prática o conhecimento adquirido em sala de aula ainda sendo um(a) estudante. A primeira Empresa Júnior criada foi a ESSEC (L’Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris), em Paris, para que os alunos tivessem a experiência profissional antes de se formarem.

 

Com o tempo as EJ's foram ganhando espaço e se espalharam por toda a França, em 1986 já existiam mais de 100. Esse novo conceito de empresa se espalhou rapidamente pela Europa, chegando ao Brasil em 1987 pelo Sr. João Carlos Chaves - diretor da Câmara de Comércio Franco-Brasileira.


E com isso, em 1988, foi fundada a primeira Empresa Júnior brasileira na Fundação Getúlio Vargas, da Escola de Administração de Empresas. Dessa forma, sete empresas uniram-se para fundar a FEJESP (Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo).

 

A partir daí, outras foram nascendo e se desenvolvendo por todo o Brasil, sendo o país com o maior número no mundo todo, contando com mais de 1300 Empresas Juniores e mais de 25000 empresários juniores, buscando cada vez mais um Brasil mais empreendedor.



 

mej no brasil

Como já dito anteriormente, o MEJ Brasileiro é um dos maiores que existem, contando com mais 1300 empresas, divididas em mais de 250 universidades.

Cada uma dessas empresas realiza anualmente projetos de qualidade para a sociedade, já que como quem realiza esses projetos são alunos, a vontade de impactar e fazer a diferença na vida dos clientes é gigante! Atualmente já foram realizados mais de 30.000 projetos, chegando a um faturamento de R$ 49 milhões de reais. Tudo isso graças à vontade de inovar e aprender dos empresários juniores para uma formação profissional completa.

 

Devido ao grande número de EJ's por todo o Brasil e ser um movimento gerido por estudantes, havia a necessidade de criar um suporte a essa rede. Foi criado então uma Confederação Nacional liderada por pós-juniores para que todos possam se manter conectados, a Brasil Júnior (BJ).

"Representar e potencializar o Movimento Empresa Júnior brasileiro como agente de formação de empreendedores comprometidos e capazes de transformar o país"
 

MAS AFINAL, COMO A PROZOO SE ENCAIXA EM TUDO ISSO?

Assim como a BJ presta suporte as EJs, surgiram também as federações estaduais, que funcionam como uma ponte mais direta entre cada Empresa Júnior com a Confederação Brasileira.

 

No caso da ProZoo, a federação responsável é a FEJEPAR (Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná). Ela atua desde 1996, representando e regulamentando as Ejs federadas do estudo do Paraná.

"A Federação trabalha para que suas EJs tenham qualidade, comprometimento e estejam alinhadas à Confederação".
 

Mas calma! Ainda tem mais!

Além das Federações, existem também as instâncias que promovem uma integração mais completa entre as Ejs, que são os núcleos regionais, gerando dessa forma uma grande intensidade, a fim de incentivar o empreendedorismo entre os alunos através de eventos e suportes.

 

E o núcleo responsável pela ProZoo é o Núcleo Curitiba, formado por alunos que auxiliam as Ejs de Curitiba, região metropolitana e litoral paranaense, a se desenvolverem e crescerem.

"Nossa missão é representar, conectar e estimular o desenvolvimento do Polo Curitibano para impactar nosso ecossistema por meio da formação empreendedora".
 

o que significa ser mej?


Ser MEJ vai muito mais além da teoria, fazer parte desse enorme movimento é uma grande vantagem sobre os demais concorrentes no mercado de trabalho futuro. No MEJ você pode colocar tudo em prática aquilo que aprendeu ou ainda está desenvolvendo em sala de aula, é um lugar que você pode errar para aprender, levando uma bagagem incrível para o futuro profissional através da vivência empresarial e fazendo e sendo a diferença no Brasil!

 

No MEJ você conhece pessoas incríveis e com vontade de engajar para transformar um Brasil mais empreendedor. É onde você trabalha em equipe, trocando ideias, conhecimentos e experiências, onde "a união faz a força", criando um ambiente propício para fazer e fortalecer amizades. E com toda a certeza, gerar um grande impacto na sociedade!

 

Portanto, o Movimento Empresa Júnior forma agentes transformadores da realidade, que através da educação e empreendedorismo transforma universitários, empresários e principalmente, o Brasil!



 

Venha fazer parte desse movimento também!

Será que te convencemos? Nosso Processo Seletivo 2021.2 continua aberto até o dia 27/08, se você é estudante de Zootecnia da UFPR, se inscreva através do link: Processo seletivo | Prozoo (prozooconsultoriajunior.com).

 

Fique ligado! Conheça nossos projetos e acompanhe as nossas redes sociais!





145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page