top of page

Você sabe qual a diferença entre a nutrição e a alimentação seu pet?

Parece ser a mesma coisa, mas alimentação é diferente de nutrição!


Quando você percebe que seu animalzinho está pedindo comida, e você oferece qualquer alimento para ele, isso é ALIMENTAÇÃO, pois ele pode até parar de sentir fome, mas não necessariamente estará nutrido. Já a NUTRIÇÃO é o conjunto de nutrientes que o corpo necessita para sobreviver e manter o organismo em perfeita ordem e desenvolvimento, e para isso, esses nutrientes são fornecidos em forma de alimento.


Vamos para um exemplo:

Você tem um filhote de cachorro, de aproximadamente 3 meses, você precisa alimenta-lo e então vai em uma loja pet. Lá você vai encontrar vários tipos de alimentos, incluindo petiscos, mas você não tem conhecimento da necessidade nutricional do filhote e acaba levando para casa uma ração para um cão adulto. Alguns meses depois, seu cãozinho não se encaixa dentro do esperado pelo veterinário, seu pet está gordinho mas não se desenvolveu como esperado, não tem tanta energia, e por isso é necessário alguns exames. Nos exames é possível perceber que existe falta de alguns nutrientes e alguns outros problemas que podem vir a surgir, e então você muda o tipo de alimento do seu pet, para alimento para filhotes.


Mas, qual a diferença entre os alimentos?

A diferença está na composição nutricional necessária para cada fase de vida do animal (inclusive do ser humano). Geralmente, em fase de crescimento, os animais necessitam de alimentos com mais energia e mais nutrientes que um animal em fase adulta, pois está em processo de desenvolvimento geral.



Vamos para outro exemplo:

Seu cão agora é adulto, e você acredita que é apenas oferecer um alimento para fase adulta que está tudo certo. Mas seu pet está muito gordinho, totalmente fora do esperado, e mais uma vez você se preocupa ao leva ao veterinário. Nos exames começa a aparecer alguns problemas como excesso de gordura, falta de alguns nutrientes...


Então, o que aconteceu agora?

Provavelmente você mora em um local com pouco espaço, o cãozinho não sai para passear, e quase toda aquela energia que ele estava consumindo do alimento está sendo estocada pelo organismo, e prejudicando a absorção de alguns nutrientes.



Para evitar esses tipos de problemas é que os zootecnistas estudam tão sobre nutrição animal. Cada espécie e cada fase de vida necessita de uma composição nutricional muito específica. Muitas vezes você vai ter animais de mesma raça, alimentando da mesma maneira, e mesmo assim vai existir um problema com um que não vai ter com outro. Isso se da por conta do comportamento e metabolismo de cada individuo, que também não são exatamente iguais.


Entende o quão complexo é manter um pet saudável? Isso acontece com várias espécies!



Mas não se desespere, quer garantir que seu animalzinho esteja sempre bem alimentado, nutrido e saudável?


Então entre em contato com a equipe da PROZOO, pois junto com auxilio de professores de nutrição da UFPR, nossa equipe vai estar pronta para atender você e seu bichinho com muito amor e dedicação!








5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page