top of page

Zootecnia de Precisão: Redução de perdas pela otimização do processo de monitoramento animal


A utilização de equipamentos eletrônicos sofisticados como GPS, alimentadores automáticos, dispositivos de monitoramento de atividade animal, etc., tem contribuindo de forma significativa para a gestão aplicada ao processo produtivo, auxiliando também nas tomadas de decisões diárias.




Precisão na Produção Animal

O aumento na demanda de novas tecnologias para aplicação na zootecnia tem contribuído nas inúmeras variáveis relacionadas a produção animal, que são passíveis de

monitoramento por parte do animal e por parte do ambiente em que ele é criado. Em que inclui todos os aspectos relacionados à saúde animal, produção, reprodução, bem-estar, além das características ambientais, como a sustentabilidade.

 

Redução de perdas e aumento nos lucros




Resultados mais precisos serão obtidos com o monitoramento automáticos, contínuo e em tempo real, das características envolvidas no processo produtivo sem que haja a interferência humana, o que acarreta em mudanças no comportamento animal. Através desses sistemas o produtor e o técnico responsável têm informações mais precisas para a tomada de decisões reduzindo as perdas e consequentemente aumentando os lucros.




 

Nutrição Animal


Sistemas comerciais de cochos eletrônicos para bovinos, com o intuito de monitorar o consumo e o ganho de peso diário para cada indivíduo.

 

Reprodução

Sensores que monitoram o nível de atividade e/ou o número de passos diários para identificar a presença do cio em bovinos, em que esses sensores comparam cada animal com um padrão, e quando esse padrão é alterado é emitido um sinal de alerta.



 

Sanidade e Controle de Doenças

Uso de vídeo-imagens para monitorar problemas relativos a doenças de cascos de vacas de leite (laminite), em que é possível visualizar se o animal está mancando ou não no momento da sua caminhada.






Uso de sinais de som para avaliar se há a existência de doenças respiratórias em suínos por meio do som dos espirros e da tosse destes.






Termografia de infravermelho, ferramenta não invasiva e passível de automação para diagnosticar doenças como mastite e laminite de forma precoce para que o produtor ou o técnico avalie e impeça que a doença se instale ou se agrave.


 

Custo-benefício

Portanto, todo esse conjunto de tecnologias tem contribuído de forma significativa no “bolso” do produtor, aumentando os índices de produtividade e, consequentemente melhorando a sua própria qualidade de vida, ligado com a sustentabilidade no setor rural.



 

Gostou do conteúdo?

então vem conferir o nossas redes sociais!!

Lá você vai encontrar mais conteúdo como esse!!






























Posts recentes

Ver tudo
bottom of page