• prozooej

Zootecnia: saiba mais sobre essa profissão

Conheça sobre a profissão do zootecnista, como está o mercado de trabalho e quais são as principais atribuições!


O profissional de Zootecnia trabalha para garantir as boas condições de vidas dos animais, cuidando do peso, da saúde e da alimentação. Também é função do zootecnias cuidar da reprodução e do melhoramento genético dos animais, além de atuar no aumento da produção de derivados de animais, como leite e ovos.


Se você pretende seguir a carreira de zootecnista, deve acima de tudo gostar de animais e ser uma pessoas muito esforçada.

Por que gostar de animais? O zootecnista zela pelo melhor bem-estar animal e até mesmo na hora do abate ele garante com que a forma feita seja a com menor sofrimento para o animal, mas que também não prejudique a qualidade da carne.

Por que ser esforçado? Tanto na faculdade quanto na carreira, o zootecnista é um eterno estudante. É preciso sempre estar atualizado com as novidades do mercado e com as novas pesquisas. Além disso, o conteúdo do curso é especifico e exige dedicação, afinal estamos lidando com vidas.


O curso é igual veterinária?


Apesar de semelhantes e de atuarem em parceria no mercado de trabalho, a carreira de zootecnista não pode ser comparada com a de um médico veterinário. Costumamos dizer que o zootecnista trabalha com manejo de qualidade, para que o animal não precise ter intervenção clinica. Então, o veterinário trabalha na saúde animal, com intervenções clínicas e cirúrgicas, enquanto o zootecnista está mais focado em melhorar a produtividade e o rendimento animal.


O curso de Zootecnia

O primeiro curso de Zootecnia do Brasil foi fundado em 1966 pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. O curso, na maioria das faculdades, tem duração de 5 anos e para concluir a graduação é necessário fazer um estágio supervisionado. Algumas matéria básicas são:

- Zoologia

- Biologia

- Anatomia

- Citologia

- Química

- Genética

- Física

- Matemática


A partir do 3 ano de graduação, são incluídas disciplinas mais especificas em zootecnia, como: Culturas, bioclimatologia, melhoramento genético, parasitologia, produção animal, fertilidade e entre outras.


O mercado de trabalho da zootecnia

O mercado de trabalho é bastante forte na região Centro-Oeste, onde se concentra boa parte das fazendas do país, mas possui oportunidades em todas as regiões do país pela vasta área de atuação do zootecnista.


Algumas funções do zootecnias:

Realizar a avaliação genética do rebanho.

Verificar e melhorar as condições de higiene dos animais.

Determinar as técnicas a serem usadas nos cruzamentos e no pasto.

Padronizar e acompanhar as técnicas de abate e armazenamento dos produtos derivados dos animais.

Fazer a seleção dos melhores animais para formar o rebanho matriz para reprodução.

Pesquisar as necessidades nutricionais do rebanho e estudar o melhor regime para a criação.

Manter as vacinas e medicamentos dos animais em dia.


Esse conteúdo te ajudou? Deixe um comentário!

60 visualizações1 comentário