Compostagem

A compostagem é um processo que envolve a transformação de materiais que podemos chamar de grosseiros, tais como estrume, penas, lixo doméstico orgânico, serragem, algas marinhas entre outros, em materiais que possam ser utilizados na agricultura.

O processo é realizado por milhares de microrganismos que se encontram presentes no solo que conta com matéria orgânica e que fazem dela a sua principal fonte de alimentação, obtendo dali sua energia, nutrientes minerais e carbono.

Justamente por isto, quando você observar uma pilha de composto, é necessário entender que aquilo não é apenas um monte de lixo empilhado. A compostagem é o melhor modo de fornecer as condições que os microrganismos precisam para degradar matéria orgânica e, assim, fornecer os nutrientes necessários para as plantas.

Agora vamos entender o que é a composteira e onde ela se encaixa neste processo. A composteira é um reservatório que pode ser encontrado em diversas formas, sendo elas: barril, tonel, recipientes criados a partir de tijolos, madeira, tela de aramo, entre outros.

 

A composteira normalmente é aberta no fundo e conta com uma tampa, para que possa ser tampado e assim proteger a compostagem do excesso de chuva. As composteiras podem ser encontradas de diversos tamanhos e são utilizadas por pessoas que têm interesse em fazer a compostagem, mas contam com pouco espaço para isso. Ou seja, as composteiras são os locais onde a compostagem feita é armazenada.