Você conhece os cinco biomas Brasileiros?

Caatinga


Considerada como o único bioma exclusivamente Brasileiro, localiza-se no interior do Nordeste Brasileiro, região do semiárido, é caracterizado pelo clima árido e quente, sua vegetação diversificada é composta em sua maioria por plantas espinhosas e pouquíssimas folhas, extremamente adaptavas ao clima quente e seco.


A maior parte da sua fauna é composta por répteis como cobras e lagartos, mas também encontramos espécies símbolo do Brasil, como ararinha-azul, veados-catingueiros, jacaré do papo amarelo, onça parda e tatu-bola.


Mata Atlântica


Conhecida por suas florestas tropicais a Mata Atlântica abrange 17 estados brasileiros, desde a região sul de Pernambuco até o extremo sul do Rio Grande do Sul. Caracterizada por uma floresta úmida, quente e com fauna e flora bastante desenvolvidas, a Mata Atlântica abrange mais de 20 mil espécies de árvores e carrega diferentes características ao longo dos estados brasileiros.


Sua fauna gigantesca abrange mais de 2 mil espécies, desde mamíferos a anfíbios, é marcada por espécies símbolos do Brasil como o mico-leão-dourado, capivara e papagaios.

Caracterizado por uma das regiões mais populosas, pela grande ocupação do homem no litoral brasileiro, devido a isso sofre constantemente com a pressão humana, tráfico e degradação dos habitats.


Cerrado


Considerado o segundo maior bioma, o Cerrado é a savana tropical mais rica do mundo, pois há cerca de 5% de toda diversidade do planeta. Marcado por arbustos retorcidos e clima caracterizado por estação seca e chuvosa bem definida. Abrange uma vegetação bastante diversificada, onde encontram-se campos limpos e cerradões.


Sua fauna conta com as mais diversas espécies de mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios, entre elas a onça-pintada, tamanduá-bandeira, lobo-guará, queixada, entre outros.

Tem grande importância para manutenção do equilíbrio hidrológico do país, apesar do clima semiárido as estação de cheia é responsável pela abastecimento de aquíferos e nascentes.


Amazônia


A Amazônia é constituída principalmente por floresta tropical e equatorial, abrange cerca de 40% do território nacional. Abriga cerca de 30 milhões de espécies de animais, sendo os mais famosos os primatas, répteis e insetos. Sua vegetação é dividida em matas de terra firme, matas de várzea e matas de igapó. Já os solos da floresta amazônica é em geral bastante arenosos.

Conhecido pelas suas regiões de cheia, a água doce é abundante nesse ecossistema, pois trata-se da maior bacia hidrográfica do planeta, tendo como o principal rio o Amazonas.


Pampa


Bioma localizado no extremo sul do país, se caracteriza por apresentar relevo pouco acidentado e com suas estações bem definidas. Sua vegetação é composta por plantas herbáceas, arbustos e árvores de pequeno porte. O clima subtropical úmido, quente no verão e inverno rigoroso, abriga animais muito adaptados como capivaras, veados e roedores.


Conhecido pelas fazendas de pecuária extensiva, com destaque para a criação de ovinos e bovinos, e também seus campos agrícolas de soja, uva, milho, trigo e arroz.


Todos os biomas são de extrema importância para a biodiversidade brasileira, e é nossa responsabilidade proteger e cuidar! A ProZoo esta junto nessa luta!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo