top of page

DESMAME DE LEITÕES DA RAÇA MOURA

Atualizado: 29 de jul. de 2021

O desmame de porcos da raça Moura ocorre no seu 35º dia de vida, quando os leitões são separados da mãe para que seja feita a pesagem e, logo em seguida são colocados em uma baia fechada. A mãe é transferida para um piquete afastado de onde se encontram seus filhotes.

 

PONTOS IMPORTANTES DO DESMAME



ACOMODAÇÕES NECESSÁRIAS

Após o desmame os leitões podem ficar todos em uma baia fechada, sem acesso ao piquete, por sete dias, mas em locais onde a produção industrial não é o principal objetivo, podem ficar soltos em piquetes desde o início. Um escamoteador é colocado na baia e dentro dele se adiciona palha, este será a cama dos leitões e ajudarão a mantê-los aquecidos.






ESTRESSE PÓS DESMAME E INTRODUÇÃO DE NOVA ALIMENTAÇÃO

O fato da separação da mãe, troca de ambiente e introdução de nova alimentação ocasionam um alto nível de estresse nos leitões. A nova alimentação consiste em ração farelada inicial, e deve ser oferecida mesmo antes do desmame, com finalidade de proporcionar uma melhor adaptação quando forem desmamados. A junção desses dois fatores (estresse e nova alimentação) ocasiona consequências negativas, sendo elas: diminuição da alimentação ou não alimentação e diarreia.




MANEIRAS DE AMENIZAR ESSES EFEITOS

A maneira mais eficaz de amenizar esses efeitos negativos é o enriquecimento ambiental, mais especificamente o enriquecimento ocupacional, que consiste em manter o animal ocupado com brinquedos, podendo ser usados:

Brinquedos feitos com garrafa pet, em diversos formatos, e também apenas a garrafa pet com água, os animais fuçam e empurram a garrafa de maneira que “brincando” entre si.

Corrente: Uma corrente é presa no teto, ela deve ser comprida e arrastar no chão, os leitões batem nela, arrastando e fazendo barulho.




ABERTURA DA BAIA: ACESSO DOS LEITÕES AO PIQUETE

Após sete dias fechados apenas na baia, a porta é aberta e os animais passam a ter acesso tanto a baia quanto ao piquete, sendo fechados apenas durante a noite. Normalmente nesse período os leitões já não apresentam mais os efeitos do desmame, mas caso apresentem, na maioria dos casos ele é logo saciado pelo acesso a vegetação.


 

Vem conferir nosso Instagram e fique por dentro de todos os conteúdos!



Acompanhe também o Projeto Porco Moura da Universidade Federal do Paraná!







116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page